quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O recanto das 4 mulheres

Rio Grande do Norte passando batom.
2010 - Um ano feminino (ao menos para o Rio Grande do Norte)
Nossa jornada começa a uns 2 anos atrás, a cidade de Natal elege como prefeita Micarla de Sousa (PV) e fica por isso mesmo. Numa gestão turbulenta e cheia de descasos fica por isso mesmo. Em 2010 temos a eleição de mais 3 mulheres.
Já com uma prefeita eleita, a capital Natal ver no começo do mês de outubro a eleição da governadora do estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). No final do mês, é eleita a 1ª presidenta, Dilma Rousseff (PT). Agora, nesses dias 10/11, estamos vendo mais uma passada de blush no cenário municipal-estadual-federal. A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) só tinha duas candidatas a reitoria, mas estamos assistindo a eleição da chapa mais progesterônica, ou seja, aquela que a vice também é uma mulher. Ângela Cruz (atual vice-Reitora) e Fátima Ximenes (Chapa 2) estão com vantagem na disputa contra a chapa 1, Arlete e Manoel Lucas. Uma possível lógica para a derrota de Arlete e Manuel Lucas talvez venha de uma união estranha que foi feita em prol da chapa 1, entre PSOL e DEM.
A UFRN elege sua primeira reitora quando o Brasil elege sua primeira presidenta. Um ano meio feminino no sentido das nossas instituições federais.
No fim, as três irão se reunindo por aqui (Prefeita, Governadora e Reitora), esperando a Presidenta para depois trocarem os babados da vida política, social, econômica e tudo mais. Esperamos que essas reuniões não aconteçam durante uma crise de TPM. Aqui no trampolim do Brasil, o poder progesterônico é bem mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário