sexta-feira, 13 de julho de 2012

Privataria Potiguar¹



T
Se tudo seguir o ritmo das privatizações no estado, irei ganhar alguma coisa me unindo a Amaury Ribeiro Jr². 




udo começou em outubro de 2010, o estado do Rio Grande do Norte recebia a notícia, saia a oligarquia Maia e entrava os Rosados no poder. Em pleno século XXI, ainda resistem no estado às velhas oligarquias e as políticas que alienam a opinião da sociedade pregando a velha ideologia da boa família. No estado sai o PSB e entra o governo do partido Democratas, e que assim como a ideologia do PSDB, não é nenhuma surpresa que venha carregado de políticas privatistas. Começa aqui a privataria potiguar, podendo ser carinhosamente chamada de Privataria Demoníaca.
Estamos no segundo ano do governo de Rosalba Ciarlini, a rosa do povo, o primeiro ano começou com um chororó em massa por parte dos novos governantes sobre as dificuldades das contas públicas com dívidas enormes deixadas pela gestão anterior. Começaram as obras para a copa de 2014 na marra, e que por sinal é a única coisa que funciona no estado e na cidade de Natal - pois quando os operários da copa fazem greves logo são atendidos, os motoristas de ônibus fazem greve e a população fica semanas sem transporte. Segundo ano de gestão e as coisas complicaram mais um pouco, promotores do Ministério Público deram entrevistas a televisões locais afirmando que o governo deve assumir suas obrigações sem que seja preciso determinações judiciais. Isso por que a segurança está um caos no estado, enquanto o barril de pólvora de Alcaçuz está prestes a explodir, o Estado  sutilmente se omite das suas obrigações legais.
Depois da saúde pública do estado passar mais de dois meses de greve, a governadora Rosalba decretou estado de calamidade. Concertaram a situação? Não, mas em nota extraordinária à mídia, o governo procura resolver a situação e declararam a abertura de um interessantíssimo processo de PPP. Interessante pra o governo de direita do DEM, né?! Porque para o povo isso não é tão legal quanto se pensa. Vou explicar um pouco como funciona essa lógica: os governos de direita trabalham tendencialmente para a produção do capital do que para o próprio benefício social, esse trabalho então privilegia principalmente o capital privado, ou seja, as empresas privadas. O Estado estabelece então as PPP's - Parcerias Público-Privadas - num modo onde o governo proporciona melhores condições para o desenvolvimento das empresas privadas dentro de necessidades públicas, transformando assim o cidadão em cliente.
Uma PPP é uma verdadeira aliança que vende as obrigações do Estado ao poder privado, então privatizando os bens públicos e suas instituições. E há quem ache vantagem nisso, justificando com argumentos que: "já que o governo não presta, privatiza e blábláblá!". Ai você acha justo pagar por serviços essenciais? Isso é abdicar dos direitos de cidadania para benefício do capital, e engordando ainda mais o empresariado.
No Rio Grande do Norte, a saúde pública já caiu na malha de um processo de privatização, agora estamos assistindo a mais um setor público prestes a entrar na panelinha da PPP. A violência está tomando de conta, assaltos a ônibus acontecem e são noticiados todos os dias, e o serviço é paralisado várias vezes, onde os trabalhadores cobram principalmente medidas de segurança para terem condições de trabalhar e os usuários são vítimas constantes da marginalidade também, e há quem indique que os índices aqui estão maiores do que no Rio de Janeiro. A polícia não está nas ruas, os concursados não estão sendo chamados, e quem ta pagando por tudo isso é o cidadão, e que vai continuar pagando quando for decretado estado de calamidade, ou de guerra, até que seja feita uma Parceria Público-Privada na segurança também - aqui o cidadão vira cliente mais uma vez e pagará por sua segurança, coisa que já vem até acontecendo quando nossas casas parecem fortalezas e vivemos presos por grades em casa enquanto os vagabundos estão soltos nas ruas, e o estado finge que não ver, porque as obras da copa tomam a visão da sede da governadoria, se construindo aquele elefante branco do Arena das Dunas e o resto que se vire, ou compre pelos serviços básicos que é obrigação do Estado prover.       
No final de tudo vocês votam em governos de direita, e depois ficam reclamando. Não sabe a diferença da política de direita e esquerda? Não tem noção das diferenciações partidárias de direita e esquerda? Saia então da vida do pão e circo e entenda que reclamar só pela internet não funciona, e se proponha a ter uma educação política consciente! Mas se preferirem que as coisas continuem com estão, bom pra mim que irei vender "A Privataria Potiguar": em breve nas melhores livrarias do Rio Grande do Norte.

¹ Inspirado no título "A Privataria Tucana" de Amaury Ribeiro Jr.
² Escritor do livro "A Privataria Tucana" que explana esquemas de privatizações do governo de direita do PSBD.
Imagens: blog do robson pires e blog do suassuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário