quinta-feira, 24 de junho de 2010

Díades

Ficções dos movimentos políticos.

Hoje uma beleza caiu em minha mãos, Norberto Bobbio tranzendo as questões sobre as díades políticas. O que é Direita e Esquerda?
No campo político, direita e esquerda pode assumir qualquer forma. É uma construção da concepção da realidade social que pode ganhar qualquer interpretação, mas qualquer mesma. Essa distinção nada mais é do que uma falsa crença das contraposições da realidade política. A realidade política é bem baseada nas construções da realidade social assim, mesmo que seja algo passado em tempo presente com construção dos fatos históricos, a díade política é mais um fato fictício, ilusório.
A distinção entre Direita e Esquerda existe apenas para o uso do consumo eleitoral, e são programas que propõem os mesmos fins. É a crença nas falsas contraposições da realidade política, alimento apenas para as disputas políticas. Disputas artificiais, que geram a políticagem ao qual o senso comum insiste em chamar de política.
Direita e Esquerda, movimentos de divulgação do contraste tradicional. A esses contrastes nos respectivos discursos ideológicos¹, funcionam apenas para se divulgar onde se deseja chegar pelo uso do poder político.
Há o preconceito constante de ambos, um contra o outro, Direita e Esquerda não há nada de contreto, sólido como pensa o senso comum. Dar-se uma representação sintética de partes de um conflito, valoriza ou não os juízos. Assim sendo, Direita e Esquerda na vida política só tende a duas caracteristicas: "Descritivo ou avaliativo!"
São apenas termos antitéticos, empregados para designar o contraste entre as ideológias. Reciprocamente excluentes, nenhuma doutrina se faz simultaneamente aos dois termos.
Mas a melhor parte de texto de Bobbio serve como um recadinho a um determinado sendo comum: "Tais premissas são importantes e necessárias, pois, quando se diz que a esquerda é igualitária e a direita inigualitária, não se quer realmente dizer que para ser de esquerda é preciso proclamar o princípio de que todos os homens devem ser iguais em tudo, independentemente de qualquer critério discriminador, porque esta seria uma visão utópica (...) mas, pior que isso, uma pura declaração de intenções à qual não parece ser possível dar um sentido razoável. Em outras palavras, afirmar que a esquerda é igualitária não quer dizer que ela também é igualitarista."
(...)
"Uma coisa é a doutrina igualitária ou um movimento nela inspirado, que tendem a reduzir as desigualdades sociais e a tornar menos penosas as desigualdades naturais; outra coisa é o igualitarismo, quando entendido como 'igualdade de todos em tudo'"
Pois é, para um certo senso comum, eles adotam o 'pensar-esquerda' acreditando que desse modo estão caminhando para um sistema político mais igual, baseado nos valores humanos. Uma das convenções que norteiam a política é o discurso ideológico, e quem se assume de esquerda sempre tenta afirmar justo aquilo que o 'alienado' quer ouvir. É o que acontece com o que acontece em algumas campanhas políticas, que falam com uma transparencia mas que não deixam transparecer a verdadeira intenção que é semelhante à oposição, e que há por trás do discurso.

¹Muito cuidado ao usar essa palavra, ideológico: por convenção sociológica, englobamento de ideias e ideais para dada dominação e manipulação silênciosa, coerção social sem o uso da força.

Referências:
BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda. Razões e Significados de um Distinção Política. São Paulo: Unesp. 1994.
SOUSA FILHO, Alípio de. Por uma teoria construcionista crítica.
http://www.cchla.ufrn.br/alipiosousa/index_arquivos/ARTIGOS%20ACADEMICOS/ARTIGOS_PDF/Para%20uma%20teoria%20construcionista%20critica.pdf
SOUSA FILHO, Alípio de. Ideologia e Transgressão. http://www.cchla.ufrn.br/alipiosousa/index_arquivos/ARTIGOS%20ACADEMICOS/ARTIGOS_PDF/Ideologia%20e%20transgressao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário