domingo, 3 de outubro de 2010

Fique sabendo, RN!

MANIFESTO EM DEFESA DO RIO GRANDE DO NORTE

O Rio Grande do Norte corre o risco de ser o único estado brasileiro governado pelo Democratas, um partido que pouco a pouco perde espaço na política nacional, mesmo após abandonar a antiga sigla (PFL) numa tentativa de esconder seu DNA.

Qual seria o DNA do DEM?

Enquanto os movimentos sociais lutavam contra a ditadura, existiam apenas dois partidos aceitos pelo regime militar. O MDB – Movimento Democrático Brasileiro - agregava quem era contrário ao regime, enquanto a ARENA – Aliança Renovadora Nacional - sustentava politicamente o regime que foi responsável por torturar e matar os “subversivos”.

Quando da restauração do pluripartidarismo no Brasil, em 1979, a ARENA se transforma em PDS – Partido Democrático Social. O PFL (atual DEM), portanto, nada mais é do que uma dissidência do PDS (antiga ARENA).
Não bastasse ter no seu histórico a sustentação de um regime ditatorial, o DEM tem se revelado um partido liberal, defensor da política de privatizações do PSDB, contrário às políticas sociais que ampliam os direitos dos mais pobres. Foi o Democratas, por exemplo, que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o PROUNI, um programa que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares a estudantes carentes.

No Rio Grande do Norte, as duas principais lideranças do DEM são Rosalba Ciarlini e José Agripino, dois dos três senadores do estado. Ela é candidata a governadora e ele é candidato à reeleição. Ambos aparecem à frente nas pesquisas, embora representem atraso para o RN e para o Brasil.
Rosalba, que conseguiu maquiar o corredor turístico da cidade de Mossoró com dinheiro dos royalties de petróleo, diz ser responsável pela expansão do IFRN, embora os estudantes, servidores e professores da instituição, através de suas entidades representativas, já tenham lançado uma nota de repúdio contra as mentiras da Rosa. Se vocês não se lembram, ela foi protagonista do escândalo das passagens aéreas, utilizando a cota de passagens do Senado para sua família realizar viagens turísticas no país e no exterior.

Agripino, que sempre chamou o Bolsa Família de “bolsa esmola” e que acusou Dilma Rousseff de mentirosa por ela ter enfrentado a tortura sem delatar seus companheiros, representa o que há de mais conservador na política potiguar e na política nacional. Sua família controla cinco rádios e a TV Tropical (afiliada da Record). Se vocês não se lembram, ele utilizou a verba indenizatória do Senado para pagar a taxa de condomínio do luxuoso apartamento onde mora, alegando que lá funcionava também o seu escritório.
Em 2008, Agripino e Rosalba vieram a Natal defender a eleição da atual prefeita Micarla de Sousa (PV), proprietária da TV Ponta Negra (afiliada da SBT). Hoje, a grande maioria da população de Natal está arrependida de ter acreditado nas promessas de Micarla, que dá um belo exemplo de como não se administrar uma cidade: atrasa o pagamento dos servidores, privatiza serviços essenciais e ainda pinta tudo de verde.
Diante do retrocesso que seria a eleição de Rosalba Ciarlini para o Governo do RN e a reeleição de José Agripino para o Senado, decidimos lançar este manifesto em defesa do Rio Grande do Norte, em defesa do voto consciente, em defesa da ética e da democracia.

Gestão DCE-UFRN- Da Luta Não Me ReTiRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário