segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alcoolismo Adquirido


Acho tão engraçado quando a população desperta para um crescente e inacabável caos que são os nossos jovens alcoólatras. E sempre há o mesmo argumento de que isso é uma anomalia social. É social mesmo, e nossos jovens não são beberrões por acaso ou por acidente.
Em muitos núcleos familiares, reuniões e confraternizações ela quase sempre está presente, gelada ou quente, com gelo ou acompanhada a bebida alcoólica começa a se fazer presente na vida de muitas crianças desde seus primeiros aniversários. São os pais, os tios e amigos dos familiares que abriram a porta de casa para essa realidade. Se isso acontece, se o início desse fato se dar por nossos responsáveis, não seria um fato muito coerente achar um absurdo que os jovens façam uso de tais drogas.
O que acontece nesse ponto é uma coisa simples, trata-se da formação de caracteres humanos. Exemplo disso: "se uma pessoa (recém-nascida) tem suas funções perfeitas, ou seja, nasce sem nenhuma deficiência é tirada de seu meio ainda bebê e passa a ser criada numa sociedade de mudos, certamente que seu poder de fala será um pouco atrofiado, e ela desenvolverá uma comunicação gestual.”
É o que acontece na nossa sociedade com jovens e o álcool. Se fossem criados em uma sociedade onde a prática de vida social não estivesse ligada as mesas de bar e as reuniões líquidas, certamente não teríamos um motivo para causar tanta polêmica. Mas o que acontece é, o convívio familiar ligado ao álcool provoca esse fenômeno tulmutuado do crescente numero de jovens em contato com as bebidas. Mas a culpa¹ nem sempre está ligada somente ao núcleo familiar.
É só olhar em volta, e tomar ciência da sociedade onde vivemos. Revistas, jornais, televisão, a mídia está muito bem sustentada pelas propagandas das indústrias de bebidas alcoólicas. A intenção do mercado de bebidas é comum a qualquer mercado, vender cada vez mais. Mesmo sabendo dos ricos que podem causar, o lado financeiro pensa mais alto, e eles usam de tudo para alcançar seus objetivos.
Jogam em suas propagandas a imagens dos seres descolados, de jovens amantes e felizes nas publicidades de várias bebidas. Dão à impressão de trazerem a tão sonhada sensação de liberdade, do poder pelo que se bebe, ai é onde se cai na armadilha alcoólica. Mesmo sabendo que bem nenhum isso trás, a mentalidade de alguns brasileiros parece ser banhada a umas doses e outras. É como dizia um professor que eu tive: "Tudo é motivo para beber. Se o Brasil ganha, bebe-se para festejar! Se o Brasil perde, bebe-se para lamentar!". Motivos é o que não falta, e nunca irá faltar.
¹Que fique claro o fato de eu não gostar de falar em culpa.

3 comentários:

  1. Adorei o texto, Mila! Uma ótima critica a sociedade com relação ao álcool. :D

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  2. Belo texto Mila!
    Realmente,o fluído midiático influencia diretamente na vida social de muita gente.

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