domingo, 15 de agosto de 2010

Senso Comum

Segundo Wikipédia: Senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.
E durante um lapso de memória na aula de Teoria Antropológica I me pego pensando sobre esse fenômeno social que é o senso comum, ao mesmo tempo em que penso que nem todas as cabeças pensam iguais, e o senso pode não ser tão comum assim. Relativizando as coisas, somos um grupo de maquinas programadas e ensinadas a adotar para as distintas personalidades os mesmos modos de agir, ou a ação programática normal.
Mas aprofundando um pouco mais percebo que não existe uma receita que permita apontar com certeza o mais comum dos sensos. Que até aqueles que usam e reconhecem os aprofundamentos das ciências do homem podem ser um senso comum. Aliás, podem não... Somos todos pertencentes a um só senso, se somos programados segundo as morais da sociedade que vivemos.
E pensando quase que filosoficamente, o que dizer do senso comum em relação ao mundo? Fiquei a imaginar se houve violenta separação entre o senso comum (conservador) e o cientifico crítico, como seria? Há como responder fazendo suposições, mas não dou certezas para não comprometer minhas ciências. O que bem acontece é que há dentro de quase todo ser os dois seres: o senso comum e o crítico. Há o momento em que o que lhe foi dado, ensinado, e vulgarmente adaptado é o fator que, mas se enquadra as exigências de determinadas ocasiões. Mas que em outros momentos não é cabível de simplesmente aceitar como coisas imutáveis, colocando os sujeitos como visionistas de uma linha estabelecida e amarrando os membros aos pauzinhos à cima.
Enquanto o senso comum vai se moldando e conservando seus méritos em latinhas, o fator crítico vai tendo mais mecanismos de estudo. E se estudado só em teoria, o social não vai aprender a outra linha porque o sociológico quase nunca se esforça para sair do papel.

Um comentário:

  1. Depois vê o botton q eu fiz pro seu blog la no AniMalicia. Nada de mais, mas eu gostei :D

    ResponderExcluir