quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009...

Retrospectiva de mais um ano crônico

Igual a todos os anos a gente sempre tenta lembrar de muita coisa que aconteceu durante o ano que esta chegando ao fim. Para mim, 2009 foi um ano que me rendeu muitas histórias, como todos os anos anteriores e os seguintes, se minha amnésia não piorar precocemente. Fiz gente sorrir e chorar, assim como sorri e chorei. Mas o mais importante é justamente que fiz isso, e que me fizeram isso. Pessoas, boas ou ruins, entram e saem da nossa vida sempre trazendo algo para ensinar. Pessoas que causam fatos, que mostram exemplos, pessoas.
O fundamental nisso tudo é se falar das pessoas, é ver que mesmo não tão agravéis, elas estão presentes. No mundo todo, e principalmente de quem trata diretamente de humanidades, pessoas são os elementos mais importantes da sua vida. Seu computador, telefone, automovel e tv a cabo não são tão fundamentais quanto pessoas, são só coisas feitas por pessoas. E nesses tempos precisamos de tantas relações sociais quanto forem precisas, porque pessoas precisam de pessoas. Você, sua família, seus amigos, seus colegas, isso tudo é mais um conjunto de coisas precisas. Você nunca será você só, e mesmo os que não são muito positivos nas questões de humanidades precisam viver sobre esse pessamento paralelo de relações sociáveis.
Bem isso tudo é só pra dizer que o pensamento ais claro que tenho sobre sociedade é que, pessoas são exemplos de outras pessoas. Você e seus conceitos e principios são meros fundamentos que ver em outras personalidades e apenas mostra-se se gosta ou não.
Desejo-me um 2010 como um 2009, um ano de melhoras e mudanças, de alegrias e decepções e com muitas pessoas, para me ensinar o certo e o errado, para me inspirar ou deturbar meus pensamentos e filosofias. Desejo que seu 2010 seja como seu 2009, que se você acha que teve mais decepções do que alegrias, não adianta pedir apenas alegrias, já que a vida de ninguém é um mar de rosas.
Dê importancia e valor as pessoas e suas relações sociais. Não formule uma teoria egoteocentrica para o seu 2010... prometa fazer o bem a você e aos outros. Mas o bem só a você pode acabar machucando os outros. Prometa ser bom aos seus limites. Ser do bem, não é ser santo, casto, piedoso, mas reconhecer, de forma saudável os estímulos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário