segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Abrigai-nos docemente dentro em vosso coração"¹


FESTA DE SANT'ANA DE CAICÓ É OFICIALIZADA PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Festa de Sant'Ana de Caicó agora pertence aos bens de lista de Patrimônios Culturais. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu os novos bens na sexta-feira (10/12), segundo o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, essa lista de bens protegidos pelo Instituto evidencia a importância de determinado bem na formação social e cultural do país e ada vez mais a diversidade do patrimônio cultural está representada e protegida pelo governo federal.

Festa de Sant'Ana em Caicó – RN
Fé, devoção, tradição e muita alegria. Essas poucas palavras podem expressar os sentimentos que reúnem os devotos da Festa de Sant’Ana do Caicó, no Rio Grande do Norte, que pode se tornar a quarta manifestação cultural a ser inscrita do Livro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. A primeira celebração registrada foi o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará, em outubro de 2004. A segunda foi a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, em Goiás, em maio de 2010, e a terceira, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, do Mato Grosso, em novembro deste ano.

A Festa de Sant’Ana ocorre em Caicó há mais de 260 anos e reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais. A Festa está enraizada na história de Caicó, remontando a formação da sociedade brasileira no período da colonização. Ocorre todos os anos, entre a quinta-feira anterior ao dia 26 de julho, dia de Sant'Ana, até o domingo seguinte. Os dias da Festa incorporam outras manifestações culturais, com destaque para a produção das comidas típicas e a confecção do artesanato sertanejo, como os bordados do Seridó que chegaram à região pelas mulheres dos colonizadores portugueses.

¹Trecho do Hino de Nossa Senhora de Sant'Ana de Caicó

Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário