sábado, 11 de setembro de 2010

Um triste aniversário


Há nove anos estava eu na 6ª série do ensino fundamental. Estávamos todos da "6ª B" na sala de vídeo do Educandário Santa Teresinha (Colégio da Congregação das Filhas do Amor Divino - PRONEVES). Era aula de inglês, o professor Bira havia saído e ido até a coordenação. Rígido, não gostava quando os alunos ficavam o esperando do lado de fora da sala, voltava então correndo em direção a sala que nós estávamos.
O medo da turma é que ele viesse para dar um flagra e castigar quem estivesse esperando do lado de fora. "Liguem a TV, os Estados Unidos está sendo atacado!" dizia o professor tomando fôlego.
Lembro que meus olhos ficaram vidrados, a tragédia estava sendo reportada ao vivo. Não lembro a hora certa, mas sei que estávamos no ultimo horário de aula. A primeira torre do World Trade Center ainda de pé, mas já em chamas. As pessoas se jogavam dos altos andares na esperança de se salvarem, o povo chorava nas ruas.
Achamos que estaria tudo terminado, e as torres gêmeas iram se transformar em "irmãs únicas". Deu o toque para irmos para casa, às aulas haviam acabado e quando pensamos em ir embora o segundo avião atingiu a segunda torre. Achei que estava vendo um drama público, que aquilo tudo fosse algo de Hollywood. Antes fosse! Eu, que tinha 12 anos de idade ainda pensei que fosse um trote norte-americano com uma inocência de quem mal sabia o que estava acontecendo; mal sabia quem era Bush, quem era Osama e nem conhecia todo o conflito dos EUA com os árabes.
Passei dias ainda ligada naquele dia em que sai uma hora mais tarde do colégio, vendo a tragédia pela televisão e revistas.
Hoje, justamente nove anos depois da tragédia acordei lembrando-me do fato que me deixou atenta por dias e fato pelo qual acredito ser muito difícil de esquecer.

2 comentários:

  1. contra o que for hereditário! Eu pensei que você ia fazer uma crítica e saiu uma cronica.
    se bem que tem uma nao é msm?
    "...mal sabia quem era Bush, quem era Osama e nem conhecia todo o conflito dos EUA com os árabes."

    ResponderExcluir
  2. Esse dia foi horrível: tinha prova de alguma coisa que não me recordo (de tão ruim, fiz questão de apagar da minha memória). Quando chego na sala de aula, todos estão comentando sobre algo que não sabia até então do que se tratava.
    Pois muito bem! Eis que Pereirão vem até mim e fala: "você viu?"
    Eu muito preocupada com a prova e querendo tirar dúvidas fico sem entender e aí ele me conta o ocorrido e eu achando que tavam tirando sarro da minha cara (ja que sofria de bullying e naquela epoca bullying ainda nao era tratado tao seriamente como é hoje em dia, alem de adorarem zuar com a minha cara), fiz que acreditei no relato deles.
    Termino a prova, vou pra casa. Tic Tac, relógio trabalhando... Horário do Jornal Nacional. E num é que era verdade? Eu fiquei chocada. Fiquei imaginando que poderia mais uma guerra mundial estava prestes a eclodir.
    Como digo ultimamente: FOI TENSO!

    ResponderExcluir