domingo, 25 de outubro de 2009

Inferior x superior?

Considera-se que não é possível comparar duas culturas diferentes para tentar estabelecer a superioridade de uma em relação à outra, pois nosso julgamento estaria limitado pelos nossos valores. Os homens brancos podem achar que os indígenas são inferiores porque não dominam as tecnologias das armas de fogo, dos veículos, da eletricidade etc., mas os indígenas também podem considerar os brancos inferiores porque vivem atormentados pelo desejo de lucro e de acúmulo de riquezas, por exemplo, e não podem descansar ou viver tranqüilamente. Tudo depende do ponto de vista.
A compreensão sem preconceitos dos povos não existe uma relação de superioridade ou inferioridade. Isso é um processo meramente físico, ou seja, uma força pode ser superior à outra e pessoas não detem desse processo.
Na verdade, o que vemos no mundo contemporâneo é que taxa-se essa relação pelos poderes capitalistas, mais isso do que a detenção de conhecimento. Exemplo disso: "o pobre sabio pode menos do que o rico ignorante!".
É simplesmente a maldição do mundo, fundamentado desdes as primeiras civilizações onde um nomarca mandava em todos os outros nomos. E as correntes de pensamentos liberalistas e socialistas ajudaram bem mais a construir o mundo de diferenças nas relações sociais que vemos nos nossos tempos. Agora só basta questionar se isso existe de fato, se alguem pode mais que outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário