segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eleições DCE UFRN

Assim sem pedir nem permissão me apodero da falar da companheira Mel (MELAYNE MACEDO SILVA - Chapa 4) nesse momento conturbado da campanha eleitoral.

"Car@s.

Nosso Diretório Central de Estudantes- DCE é constituído por 19 coordenações eleitas de forma proporcional, ou seja todas as chapas que se candidatarem ao processo eleitoral e tiverem mais de 0,52% dos votos, tem direito a indicar uma representação na composição da gestão.
No último processo eleitoral obtivemos a seguinte composição:

PT+Independentes: 11 Da luta não me retiro
PCdoB=UJS+Independentes:04 A novidade pede passagem
PMDB+Independentes:03 Rompendo amarras
POR+Independentes:01 Poder estudantil

Essa mesma proporcionalidade é reproduzida nos Conselhos Superiores, CONSEPE, CONSAD, CONSUNE, CONCURA. Sendo que somente duas chapas se apresentaram para construir esses espaços. Nós Da Luta Não me Retiro e a UJS. É nos conselhos o espaço por onde passa toda a política administrativa, educacional e política da UFRN.

Tod@s quando participamos de uma eleição optamos por um programa político ao votar estamos avalizando uma proposta que será construída dentro de uma gestão. Caso sejamos sujeit@s políticos não só elegemos mas estamos atento@s a construir e fortalecer esse programa apresentado.
INFELIZMENTE (com letra maiúscula, como alguns citaram) as outras chapas que obtiveram 42% dos votos estudantis mesmo sendo ELEITAS esvaziaram completamente a gestão da entidade e a representação nos conselhos. Quem votou na “A novidade pede passagem/UJS” que teve 4 coordenações na gestão, ou no “Rompendo amarras/PMDB” que teve 3 coordenações, ou no “Poder Estudantil/POR” que teve 1 representante. O QUE ESSES GRUPOS POLÍTICOS FIZERAM DURANTE UM ANO PELO DCE? Vocês lembram da proposta de algum desses grupos?

No planejamento da gestão que foi marcado na casa de um companheiro que mora a menos 1km da UFRN no sábado a tarde justamente por não temos circular para chegar até o DCE e viabilizar a participação de tod@s. UJS não passou uma hora e o POR foi até o local para dizer que era inacessível e por não ser no DCE estavam se retirando. Somente quem tem carro chega no DCE sábado e domingo! Quem é elitista?

Sou de uma tradição partidária sim e nunca tive problema algum em assumir a postura partidária nos espaços partidários. E quem construiu ou constrói ME com esse campo sabe o respeito que temos a autonomia do Movimento Estudantil.

Fomos NÓS que pautamos no DCE para durante a SBPC realizar-mos um ATO político em parceria com os movimentos sociais (MST, ASSEMBLÉIA POPULAR, MMM dentre outros) na vinda de DILMA (na época ainda candidata) pelo limite de propriedade de terras. Não somente estar presente no dia para fazer fala, mas CONSTRUIR, assumir tarefa, passar em sala e mobilizar. Assim como fomos nós que fomos pra cima passando em sala mobilizando para construir uma plataforma de luta para apresentar as candidaturas da reitoria. E diante do cenário o DCE definiu a posição de voto NULO! Isso é atrelamento?

OBS. Na assembléia que fizemos em C.Sociais inclusive tivemos problemas, pois a intervenção autoritária e sectária a Corrente Operaria tentava o tempo todo inviabilizar o debate. Quem estava presente acompanhou e se não fosse o que eles queriam não tinha qualquer diálogo.

Não tenho problema algum em trabalhar com as críticas, elas são muito bem vindas e fazem parte do processo democrático e de crescimento. Agora acredito que como nós universitári@s que fazemos parte de uma pequena parcela de 13% da juventude brasileira que é privilegiada em ter acesso universidade temos também a responsabilidade de politizar o debate. E elevar o nível da discussão política, vivemos um processo de quase criminalização do militante partidário q faz movimento estudantil. Como se o fato de se organizar politicamente invalidasse a colaboração em qualquer movimento... Como assim? E o engraçado é que as outras chapas se posicionam como se não tivessem nenhuma concepção partidária. Não é correto colocar todo mundo como se fosse farinha do mesmo saco. Ao meu ver o problema não está nessa ou naquela chapa pq tem gente de partido. Mas sob qual leitura de partido e movimento nós temos e agimos. O PT com todos os criticas que possam e devem ser feitas temos 31 anos de construção partidária o que nos garantiu uma maturidade política capaz de entender que movimento é movimento e partido é partido. Temos capacidade política de dialogar com os mais diferentes segmentos e isso não nos dá arrogância para acha que somos os únicos capazes de colaborar com os processos de transformação onde atuamos. Nem nos dá o titulo de pequeno burguês. E caso o fossemos o processo de privatização das universidades investido por FHC teria continuado e nós não passaríamos de 19 mil estudantes para mais 28mil em dez anos.
O DCE esteve sempre aberto a receber e abrigar atividades das mais diferentes cores partidárias e ideológicas. De movimentos independentes como a Marcha da Maconha a espaços supra-partidários como o Fórum de Lutas Contra o Aumento da Passagem que depois virou o Fórum Unificado de Natal. E com relação a esse fórum especifico fomos nós Da Luta Não Me Retiro que como atividade de recepção de calour@s reivindicamos o transporte da universidade para viabilizar a participação desses no movimento.

Igor quando você fala “incapacidade política e porra nenhuma foi feita, de forma efetiva” acho REALMENTE que é uma pena que você não tenha participado dos processos de luta que passamos, pois teríamos mais uma pessoa pautando a UFRN e mudanças que vc indica que gostaria na sociedade. Para você pelo menos ter acesso a algumas das coisas entre em nosso blog veja as ações de 2010 http://dceufrn.blogspot.com/search?updated-min=2010-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=50 procure as desse ano Tb. Depois de uma boa análise reflita se fomos nós mesmo que não fizemos nada...

Com relação a UNE, quais coordenadores mobilizaram para participação no CONEB? Como foi a prática de seus representantes nesses espaços? Quem construiu o debate do PNE aqui na UFRN? Quem garantiu e pautou a participação das mulheres estudantes no Encontro de Mulheres Estudantes? Nós não nos retiramos desses espaços, assim como nós exigimos que a UNE tenha mais transparência pautando um conselho fiscal e editorial na entidade. E as outras chapas? Diferentes de outras chapas nós defendemos a participação da UNE sim, agora temos criticas a sua condução e pautamos dentro dos fóruns dessa organização. Agora por exemplo no debate do Código Florestal que é um projeto de um deputado do PCdoB e a UJS não quis tirar posição fomos pra cima e vamos tencionar mais ainda no CONUNE que terá eleição dia 28.

Sou muito solidária a sua situação de trabalhador e estudante cupro um expediente de 8h, chego tri cansada em casa, quando chego fico em dúvida de vou dormir ou fazer comida pelo esgotamento que sinto. E essa é a realidade de boa parte de estudantes que hoje estão na universidade. Por isso Helena, Agenor, Jodinaldo etc... Para nós foi uma batalha muito grande conseguir pautar uma resolução específica para bolsistas de apoio técnico que são a maioria filh@s de trabalhadores/as. Que estavam trabalhando até 12h diárias dentro de uma universidade pública, sendo usada como mão de obra barata. Agora além de horário máximo de 20h semanais, temos direito a férias a um plano de atividades, a participar de quantas atividades acadêmicas tivermos interessem sem qualquer tipo de restrição ou favorecimento.

Nunca se conseguiu mudar qualquer coisa no processo de paridade da universidade, é claro que o implementado não contemplou nossa proposta, mas conseguimos começar a mudar essa estrutura de institucionalização de 70% de representação de professores/as e do trator de docentes nos conselhos. Na discussão do CCHLA o POR ou a UJS não passou em sala para mobilizar não moveu uma palha pra ajudar no debate. E nós bem, estávamos junto com os outros CAs do CCHLA e pessoas que são independentes, anarquistas, socialistas, indignad@s ou pessoa que simplesmente não concordam com o processo representativo da universidade e que não se acostumam a ver as coisas como estão e ficam como expectadores.
Fomos nós mulheres da Luta Não me Retiro junto com as residentes que no ano passado que conseguimos quebrar o que historicamente vinha acontecendo na universidade de no primeiro semestre das 30 vagas de residentes tivemos 26 homens e 4 mulheres, no segundo semestre 28 homens e 2 mulheres. Somente nesse ano por resultado de nossa organização estamos com mais de 40 mulheres nas casas de estudantes. E onde estavam as outras chapas? O POR pelo menos aparecia no dia (pra fazer fala e fazer disputa), mas na mobilização? E a construção da pauta? Não acredito que pelo fato de não estar no dia da atividade vc não queira ou acredite nessa luta. Ainda mais nós que trabalhamos e temos que ralar para se auto-sustentar. Mas e aqueles que foram eleitos para isso. Onde estavam? São as mulheres trabalhadoras que ficam de fora da universidade quando não tem onde morar.

Assim como são essas mulheres trabalhadoras estudantes que quando engravidam e não tem com quem deixar as crianças abrem mão do ensino superior e se forem residentes são expulsas das residências universitárias... E aí vc vem pra continuar essa luta???

Fomos nós que exigimos da reitoria uma audiência pública para debater o sistema de segurança da UFRN. Para onde as imagens estão indo? Qual foi a eficácia das cercas da UFRN? Quais são os índices de criminalidade do campus? Que tipo de abordagem os seguranças são orientados a ter? Queremos poder debater isso.

Assim como queremos que a UFRN tenha uma ação efetiva para combater a Homofobia e a Lesbofobia na universidade e na sociedade. Quando 2 garotas foram agredidas na Recepção de Calour@s. Quem fez alguma coisa? Nossa ação gerou mais de 280 pots na comunidade de UFRN mostrando a necessidade da UFRN pensar de forma séria sobre isso.

Assim como fomos nós junto ao CUCA Circuito Universitário de Cultura e Arte que pautamos que a universidade não deveria financiar ou apoiar qualquer tipo de atividade sexista, homofobica ou racista. Assim como garantir disponibilizar a sua estrutura para que @s próprios estudantes tivessem condições de desenvolver e apresentar seus trabalhos.

Fomos nós que pautamos que no próximo festival da canção a premiação do jure popular fosse a mesma do 1º colocado, assim como a obrigatoriedade de que cada jurad@ escreva um artigo justificando suas posições nas votações e que nós estudantes tenhamos um acento no jure eleito de forma direta.
Por fim pessoal gostaria de colocar que nós da Chapa Nossos Passos Movem o Mundo não só queremos continuar avançando nas mudanças da universidade, mas deixamos muito claro a que viemos, quando ocupamos as ruas junto com milhares de estudantes para dizer #ForaMicarla e #ForaRosalba, de forma respeitosa a independência do movimento organizado. E ao invés de criticar as outras chapas depois de responder boa parte das questões apontadas. Gostaria de apresentar duas das nossas propostas

I- DCE NO MEU SETOR
A UFRN tem demandas diferentes em cada setor, aqui nós sofremos com a cantina e com a falta de espaços de convivência. No I e V o principal problema é Xerox, no IV é salas de estudos. Ou seja temos demandas diferentes. E nossa proposta é de toda a última sexta feira do mês o DCE ir a um setor de aula levar os serviços seus serviços e organizar uma série de oficinas de formação política em parceria com os movimentos sociais e atividades culturais promovida pel@s estudantes desse mesmo setor. Nesse dia nossa atividade principal é realizar uma grande assembléia do setor para que assim possamos discutir e encaminhar as pautas especifica dos setores. Além daquilo que é comum a to@s.
II- AMPLIAÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA UFRN
A UFRN acaba de ter uma nova gestão, não somente na reitoria, mas todos os centros estão passando por processos eleitorais. Que terão a gestão de quatro anos, não podemos mais ficar de fora das definições políticas da universidade. Ferramentas como o orçamento participativo e plebiscitos e referendos são ações possíveis de ser construídas e que ampliam a participação da comunidade acadêmica. Queremos radicalizar no processo de democratização e definição de investimentos e diretrizes da universidade. Para isso precisaremos de tod@s então entre nessa caminhada conosco e vamos marchar lado a lado para que nossos passos movam a UFRN para um sentido mais democrático, anti-proibicionista, não sexista e realmente comprometido com aquilo que está posto em sua missão.

No + galera convido tod@s e tod@s para nos inserir no debate de forma respeitosa e não somente no virtual... Mas teremos o debate das chapas e dos conselhos acredito que tod@s devemos participar e se inserir nos movimentos da UFRN.

Por uma nova cultura política no ME. Eu voto Chapa4. E convido você a conhecer e colaborar com criticas e sugestões às nossas propostas, seja através do Twitter: @nossospassos do nosso endereço eletrônico: http://www.nossospassos.com.br/ no debate em sala quando passarmos para apresentar as propostas ou em qualquer espaço em que o diálogo e o respeito se fizerem presentes.
Ozeias, Mariano, Mila e Olavo valeu pelo respeito e solidariedade."

"Respeito acima de tudo, candidatos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário