quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hollywood que me perdoe...

... mas é que eu não engulo mais tanta imagem do demônio como a ficção e a religião quer que seja. Depois de ver "Caça as Bruxas" (filme que recomendo aos meus melhores inimigos) me desiludi da imagem da luta entre o bem e o mal, as luzes e as trevas. E pensei: se o demônio existe que forma ele tem?
Levando em consideração o pensar mais lógico da face da Terra talvez o demônio não seja esse monstro voador e cuspidor de fogo como muitos pensam. Imagino eu que ele esteja mais próximo de nós do que pensamos, só não o reconhecemos por achar que ele venha travestido macabramente. Se o demônio é o grande motivador de todo o caos humano então vejamos bem aonde possamos enquadrá-lo.
Vejo o demônio dentro de um terno Armani ou vestindo farrapos, mas ele se veste melhor em trajes caros para colocar o dinheiro no centro de suas necessidades. A ganância está em todos os seus atos e sempre busca mais e mais, deixando para trás muita fome, olhares tristes dentro de corpos humilhados. Eu vejo o diabo em cada um que gere a discórdia, que gere as guerras, que crie as leis; logo ele está dentro de cada um dos homens que permita que o mundo que busca progredir se esconda atrás dos preconceitos, que ataca aqueles que nos são diferentes e que diga quem são nossos inferiores.
O demônio é assim muito etnocêntrico, intolerante e manipulador. Faz as leis sempre para os outros e os jogam numa rotina sem limites, abusa de sua força para ditar o que deverá ser feito para que ele próprio tenha todo proveito. Na minha concepção demoníaca o ser das trevas rege as leis esperando sempre classificar os mais fracos e se posicionar como o "SER SUPERIOR", são os homens que determinam as ordens das mulheres, dos negros, dos índios, dos pobres, que atropelam com seu egocentrismo o mundo e confiam numa impunidade sem fim. Escondem-se sempre atrás do argumento mais ridículo de todos os tempos: "Porque é assim, tem que ser assim!". Que atrasa com o machismo o desenvolver de uma sociedade que busca sempre ser moderna, tolerante, relativizadora. Hollywood que me perdoe, mas a imagem do demônio ficção já está muito clichê para ser usada perante nossos dilemas.

¹O texto foi escrito as pressas, portanto haverá muitos erros!

Um comentário:

  1. Menina. Você fez um desabafo que eu não fiz. Eu vi esse filme e odieiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

    ResponderExcluir