quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hollywood que me perdoe...

... mas é que eu não engulo mais tanta imagem do demônio como a ficção e a religião quer que seja. Depois de ver "Caça as Bruxas" (filme que recomendo aos meus melhores inimigos) me desiludi da imagem da luta entre o bem e o mal, as luzes e as trevas. E pensei: se o demônio existe que forma ele tem?
Levando em consideração o pensar mais lógico da face da Terra talvez o demônio não seja esse monstro voador e cuspidor de fogo como muitos pensam. Imagino eu que ele esteja mais próximo de nós do que pensamos, só não o reconhecemos por achar que ele venha travestido macabramente. Se o demônio é o grande motivador de todo o caos humano então vejamos bem aonde possamos enquadrá-lo.
Vejo o demônio dentro de um terno Armani ou vestindo farrapos, mas ele se veste melhor em trajes caros para colocar o dinheiro no centro de suas necessidades. A ganância está em todos os seus atos e sempre busca mais e mais, deixando para trás muita fome, olhares tristes dentro de corpos humilhados. Eu vejo o diabo em cada um que gere a discórdia, que gere as guerras, que crie as leis; logo ele está dentro de cada um dos homens que permita que o mundo que busca progredir se esconda atrás dos preconceitos, que ataca aqueles que nos são diferentes e que diga quem são nossos inferiores.
O demônio é assim muito etnocêntrico, intolerante e manipulador. Faz as leis sempre para os outros e os jogam numa rotina sem limites, abusa de sua força para ditar o que deverá ser feito para que ele próprio tenha todo proveito. Na minha concepção demoníaca o ser das trevas rege as leis esperando sempre classificar os mais fracos e se posicionar como o "SER SUPERIOR", são os homens que determinam as ordens das mulheres, dos negros, dos índios, dos pobres, que atropelam com seu egocentrismo o mundo e confiam numa impunidade sem fim. Escondem-se sempre atrás do argumento mais ridículo de todos os tempos: "Porque é assim, tem que ser assim!". Que atrasa com o machismo o desenvolver de uma sociedade que busca sempre ser moderna, tolerante, relativizadora. Hollywood que me perdoe, mas a imagem do demônio ficção já está muito clichê para ser usada perante nossos dilemas.

¹O texto foi escrito as pressas, portanto haverá muitos erros!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

SMS aos que criticam:

CIENTISTA SOCIAL BUROCRATA: EU ME ORGULHO DISSO!
POR FAVOR, NÃO JOGUEM BAIXO! NÃO USEM O NOME DO CURSO PARA DEFENDER INTERESSES E NEM COAGIR PESSOAS A DEFENDER! O CIENTISTA SOCIAL BUROCRATA TAMBÉM FAZ SUA PARTE.
USAR O NOME DO CURSO PARA GLORIFICAR UNS E DENEGRIR OUTROS É UMA JOGADA MUITO BAIXA! PIQUETEIROS, RESPEITEM OS BUROCRATAS!
EU ME ORGULHO DE SER CIENTISTA SOCIAL BUROCRATA!
E falem baixo na manifestação, viu?! Eu estou estudando!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Nosso Altar Particular - parte I

Caio Sóh

Há quem decore a vida na ponta da lingua
Outros rabiscam o próximo passo
na ponta do acaso
Aqui, nessa estação, onde um outono
instrumental inspira a queda das
palavras, minha força escorre poemas
pelo cedro desse palco, assim como
meus pés cravam a felicidade aos
sonhos desses guris atrevidos que
aqui brotarão virtuosos, aguerridos
com seus estilingues de cordas
vocais de nylon e de aço, apedrejando
a corvardia dos homens secretos a si.
Fábula em particulas da Gata de Botas!
Maria e Seus Joões cantam o caminho
de volta para o íntimo
Hasteiam leves uma bandeira
toda bordada de mocidade,
doces rendas melódicas, ponto a ponto
Terras descobertas, a cada acorde
um ensaio para acordar
um moço jeito de existir
Sem a intenção de trocar de mundo,
Apenas unir quem não coube
em sua acidez.
Inventamos aqui, nesse solo fértil,
veraneio da arte, palco do palhaço
"Rendez-vous"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bonesmaniaca II


"Conjuntos de crenças organizadas as quais não se adaptam às mudanças de costumes, são rebaixadas de religião para conjuntos de mitos reconhecidos metaforicamente. Ninguém mais cultua Odin ou Zeus."
-Drª Temperance Brennan (Antropóloga Forense) sobre as posições imóveis da Igreja Católica.
(Bones - FOX)
P.s.: Isso pode muito bem acontecer com Deus.
=)