domingo, 23 de janeiro de 2011

Cultura Carnavalesca Caicoense

[adaptado]
BLOCO ALA URSA DO POÇO DE SANT'ANA

(BLOCO DO MAGÃO)
O carnaval da cidade de Caicó, desde os tempos mais remotos, sempre foi uma grande manifestação da cultura regional. A origem do "Bloco Ala Ursa do Poço Sant'Ana", surgiu da necessidade de não deixar morrer um dos Pontos turísticos de Caicó, que é o "POÇO DE SANT'ANA", como também o carnaval de rua, popularmente conhecido como "Bloco do Lixo", tendo como seu idealizador uma das pessoas mais conhecidas da nossa cidade: "Magão" (Ronaldo Batista de Sales), juntamente com seus fundadores: Jacob Batista, Mário Ferreira, Pedro Dias, Babi, Paraná, Tião, Inácio, Nego de Lolô, Irenaldo, Joca Pipiu, Bobó, Nego Alberto,Marco Antônio, Laércio Batista e Gilberto Anísio.


O movimento carnavalesco foi constituído com o intuito de resgatar o Poço de Sant'Ana e o Carnaval de Rua de Caicó. Aqui, vem as lembranças arrojadas desses fundadores idealistas, que pautaram suas idéias no folião Genival Maleiro, pioneiro do "Bloco do Lixo", que divertiu por décadas a sociedade Caicoense.

Atualmente, o Bloco Ala Ursa do Poço de Sant'Ana arrasta multidões pelas principais avenidas da cidade, não apenas em épocas carnavalescas, mas em todas as festas folclóricas de nossa cidade. Há 20 anos, o Bloco Ala Usa do Poço de Sant'Ana, sai pelas ruas de Caicó, com burrinhas, bonecos folclóricos, papangus, ursos e personagens diversos, confeccionados pelos artistas da própria comunidade, transformando realidade em fantasia, sonho em desejo, tristeza em alegria. Mas, para animar o povo, é necessária a música. O desfile se faz acompanhado da orquestra de frevo do Magão, com um repertório de marchinhas, que relembram os antigos carnavais, com os seus componentes com irreverência, criatividade, fazendo a alegria do nosso povo.




No passado, os blocos de rua desfilavam sob a batuta dos maestros: Bedé e Manuel Paulo, hoje sob a orientação de outros maestros colaboradores que brincam, sopram e batucam, fazendo a composição musical do carnaval de rua de Caicó. Caicó é uma sociedade festiva por natureza, apreciadora das tradições culturais e religiosas. No ruflar dos bombos e sopro dos instrumentos, nos gritos estridentes do folião, no sorriso aberto dos expectadores, no espírito coletivo - o desprendimento de todos em passeata pelas ruas, você mergulhará no passado, e trará ao presente as figuras folclóricas/ culturais: Manuel de Nenê, Maria Preta, Bolo Bolo, Manga Rosa, Barrão 70, Joaninha Pecadora, entre outros. A folia é aqui!


Cresce a cada ano, o tradicional Carnaval Caicoense, onde, além da euforia de muitos blocos, destaque especial para o Bloco Ala Ursa Poço de Sant'Ana, que mistura um pouco de cada ritmo existente nos grandes carnavais brasileiros, desde as mais antigas marchinhas. Atualmente, o Bloco conta com muitos colaboradores, dentre eles o CDEAL MANDACARU - Centro de Desenvolvimento de Empresários Administradores Líderes, de nossa região, uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tomando conhecimento das grandes dificuldades que afetava o bloco, resolveu mobilizar toda a sociedade caicoense, para juntos promovermos o melhor carnaval de rua da nossa região. O Bloco do Magão também conta com o apoio do Poder Público Municipal. Em 2007, o atual prefeito de Caicó, Bibi Costa, disponibilizou uma ajuda de R$ 30 mil reais para o Bloco Ala Ursa do Poço de Sant’Ana, fato este que mereceu elogios por parte do Magão.




Por tudo isto, o Bloco Ala Ursa do Poço de Sant'Ana, agradece de público, a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuem para o sucesso do nosso carnaval.
Bloco Ala Ursa do Poço de Sant'Ana – o Bloco das multidões.

Estimativa:
Com o crescimento, ao longo dos anos, o número de foliões aumentou significativamente e segundo a estimativa do corpo de bombeiros de Caicó, o bloco já arrasta mais de 20 mil foliões pelas ruas da cidade. O que realmente se pode observar é um verdadeiro "mar de gente".
Após o trajeto do Bloco Ala-Ursa do Poço de Sant'Ana, bandas de instrumentais ficarão animando os foliões e familiares, no quartel general do Magão, nas proximidades da Praça da Liberdade.



Fontes: http://carnavalemcaico.com.br e http://tvserido.com

Um comentário:

  1. Desculpe pelas falhas nas exibições das fotos dessa postagem, em breve estarei reformando!

    ResponderExcluir