quarta-feira, 28 de outubro de 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

Inferior x superior?

Considera-se que não é possível comparar duas culturas diferentes para tentar estabelecer a superioridade de uma em relação à outra, pois nosso julgamento estaria limitado pelos nossos valores. Os homens brancos podem achar que os indígenas são inferiores porque não dominam as tecnologias das armas de fogo, dos veículos, da eletricidade etc., mas os indígenas também podem considerar os brancos inferiores porque vivem atormentados pelo desejo de lucro e de acúmulo de riquezas, por exemplo, e não podem descansar ou viver tranqüilamente. Tudo depende do ponto de vista.
A compreensão sem preconceitos dos povos não existe uma relação de superioridade ou inferioridade. Isso é um processo meramente físico, ou seja, uma força pode ser superior à outra e pessoas não detem desse processo.
Na verdade, o que vemos no mundo contemporâneo é que taxa-se essa relação pelos poderes capitalistas, mais isso do que a detenção de conhecimento. Exemplo disso: "o pobre sabio pode menos do que o rico ignorante!".
É simplesmente a maldição do mundo, fundamentado desdes as primeiras civilizações onde um nomarca mandava em todos os outros nomos. E as correntes de pensamentos liberalistas e socialistas ajudaram bem mais a construir o mundo de diferenças nas relações sociais que vemos nos nossos tempos. Agora só basta questionar se isso existe de fato, se alguem pode mais que outros!

sábado, 3 de outubro de 2009

O vendedor de bananas



Até agora só o vi vender duas pencas
Foi a duas senhoras simpáticas do fim da rua
De chinelo, bermuda, camiseta e um chapéu de lona
Lá vai o vendedor de bananas
Verdes ou amarelas, elas ainda são muitas
Faz peso na carroça
E muito peso para suas mãos idosas

Lá se vai o vendedor de bananas
Com dor na barriga pelo pouco dinheiro
Com o sorriso no rosto pelo trabalho suado

As bananas estão molhadas
Hoje é um dia de chuva
E chuva não justifica o vendedor ficar em casa
Ele é silêncioso
Não grita, nem canta: "Oh, oh a banana!"
Talvez esteja poupando forças para empurrar a carroça
Ele é o silêncio
Pois sabe
Sua voz irritará a vizinhança por onde passa
Não espera ser visto
Espera que a beleza exótica de suas bananas
encante os olhares do bairro

Ele sabe
As bananas são lindas no silêncio



(Arte literária de Pasárgada - C. S. Bezerra)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nota internacional: Deus é brasileiro!



Sempre achei um exagêro e um clichê a expressão: "Deus é brasileiro!". Além de brasileiro ele deve ser mesmo alguém próximo do presidente Lula. Quando criança imaginava que Deus fosse um senhor de barba e cabelos brancos. Fizeram ele no cinema brasileiro, com Antonio Fagundes no papel de Deus, e continuou com a mesma imagem que sempre tive em mente, e agora é a cara do Lulinha. E mais uma vez, Deus, morador de algum lugar do Brasil (pode ser José Deus da Silva, mero agricultor do interior ou Dirceu Deus Albuquerque, um senhor poderoso da capital) disse hoje ao presidente: "você é o cara!".
Obama disse isso a Lula, e talvez queira tomar de volta essas palavras. Agora talvez ele esteja pensando em ter dito semelhanes palavras a sua esposa. Não escondo uma enorme admiração pela primeira dama norte-americana, mas hoje foi o dia em que ela tropeçou no tom sentimentalista. Admiro Michelle Obama mais, muito mais, do que a Dona Marisa. Acredito que todas as idéias de governar o país dono do mundo venham dela, mesmo Obama sendo 'o cara', mas hoje, os donos do mundo padeceram pelas palavras de uma mulher fantásica e viram a ascenção de um povo que tinha o pior plano para sediar um evento de proporções gigantescas. Um povo espanhol pecou pelas palavras, um povo japonês pecou pela falta de vontade. Um povo brasileiro absorveu pecados pela alegria.
"Sim, nós podemos!" ou para os menos providos gramaticalmente: "Sim, nós pode! Sim, a gente pode!". Essa frase veio de um americano para nós, e retribuindo, digo a maravilhosa Michelle: "Você é a 'cara'!", mas nesse dia a festa é nossa, é do Brasil. E não sei explicar essa maré de sorte. Se é porque o Brasil está na moda (tivemos os jogos Pan-Americanos recentimente, destaques nas Olimpíadas 2008, e a copa de 2014), se é pelo fato de estarmos evoluindo quanto as políticas internacionais ou se Deus é mesmo brasileiro. Hum, melhor pensar que são os três itens juntos!
Feliz Brasil para você!!!